A importância de levantamento dos quantitativos, segundo Josué Eraldo da Silva

Para Josué Eraldo da Silva, toda obra necessita de um planejamento de qualidade. Isso porque um planejamento é responsável por todo o desenvolvimento de uma obra, podendo agregar valor ou não.

Com dificuldades para manter prazos, outro meio abordado está sobre o levantamento de valores. Trata-se de uma etapa que é realizada após todo o cronograma sobre a execução de uma obra. Isso porque após o identificação dos serviços realizado na etapa anterior, é necessário levantar as quantidades de cada serviço.

Como gerente da Jacitara, maior construtora de Indaiatuba, Josué Eraldo da Silva entende que é importante ter noção de que esse levantamento serve de base para o orçamento dos insumos, tais como materiais, mão de obra, dimensionamento de equipes e equipamentos. A ação envolve um levantamento que pode ser realizado no local no caso de uma reforma ou pelo projeto arquitetônico no caso de uma construção.

Pode-se afirmar que não trata-se de um processo tão simples, porém, para Josué Eraldo da Silva, este é um processo que exige organização e cuidado. Isso porque um erro pode comprometer todo o esquema de tempo da obra.

Ao acarretar problemas no desenvolvimento do planejamento, com um orçamento comprometido, fica mais difícil dizer que a obra foi um sucesso do começo ao fim. Uma dica encontra-se sobre manter a memória dos cálculos, visando facilitar o entendimento e identificar possíveis erros.

Conquanto, o planejamento de obras envolve diferentes esferas. Tanto envolve o planejamento sobre a execução de um projeto, quanto o custo dele. O que pode envolver a escolha de tecnologias, atribuição de funções, estimativa de mão de obra, materiais, equipamentos, além das possíveis interações entre tais recursos.

Mas caso você encontre verdadeiras dificuldades, para saber lidar com a etapa de cada processo, é importante criar recursos que auxiliem o seu bom planejamento. É preciso que esse processo te ajude a não ter que lidar com situações inesperadas, já que tudo estará em seu “devido lugar”.

Com isso, é importante contar com a responsabilidade de cada profissional no desenvolvimento do projeto a longo prazo. Sendo essa uma parte fundamental para o projeto. É preciso saber a importância de cumprir cada etapa de forma organizada e ágil.

Portanto, conte com o bom desempenho de cada profissional, lembre-se que um bom planejamento deve conter uma equipe altamente de qualidade. Não apenas um planejamento determina uma obra, como também a seleção de pessoas capacitadas para tal função.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui