Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Marcio Alario Esteves julga a campanha essencial, contribuindo para quebrar tabus e divulgar informações importantes sobre a doença.
Esse assunto começou em 2003, em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que queriam chamar atenção e conscientizar mais pessoas sobre as questões de saúde masculina.
Porém, a campanha só chegou no Brasil em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Além disso, diversas empresas iluminam seus prédios e fachadas na cor azul.
Assim como o Outubro Rosa, o mês de novembro é dedicado para levar informações sobre a saúde masculina, principalmente sobre câncer de próstata, além de promover debates, campanhas de exames e consultas em massa com foco na saúde do homem.
Apesar do movimento ter sido criado em vista do câncer, hoje é uma data que visa quebrar paradigmas do homem em relação à sua saúde em todos os sentidos. Marcio Alario Esteves acredita ser um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país, justamente porque durante o mês de novembro, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer o homem para saúde integral.
Marcio Alario Esteves encerra dizendo que gostaria de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde de forma geral, além da desmistificação sobre o exame de toque retal, portanto não deixe de se cuidar, realize os exames.