Essa reunião é realmente necessária? Saiba o passo a passo para organizar reuniões produtivas

O empresário Márcio Alaor de Araújo é um gestor nato. Começou a trabalhar muito cedo e hoje é executivo e especialista em finanças muito renomado. Por isso, reunindo grande conhecimento sobre o tema, convidamos o empresário Márcio Alaor de Araújo para dar dicas de como criar e organizar uma reunião que seja realmente construtiva. Confira as dicas e torne-se um gestor mais preparado.

Quem nunca se deparou com aquela reunião no meio do dia em que um simples e-mail bastava? Indaga o empresário Márcio Alaor de Araújo. Reuniões são essenciais para alinhar ideias e definir estratégias, além disso, em tempos de home office são ótimas maneiras de estreitar ações e tornar um time realmente uníssono. Contudo, elaborar reuniões que não possuem embasamento é, na verdade, uma grande perda de tempo!

É isso mesmo. Criar um reunião sem uma pauta definida ou sem pontos importantes a serem abordados é uma grande perda de tempo e de rendimento de trabalho, afinal, é preciso se preparar para a reunião e tirar um tempo para seu andamento, o que, por vezes, prejudica a equipe e diminui seu potencial, tendo em vista que hoje um dos bens mais preciosos é o tempo.

Dessa maneira, Márcio Alaor de Araújo elenca dicas essenciais para elaborar boas reuniões. Tópico importante para gestores e coordenadores. Deseja saber como transformar reuniões em pautas realmente proeminentes em seu time? Confira as dicas abaixo:

A reunião é necessária?

“Este é o primeiro ponto e é o ponto central deste artigo”, ressalta Márcio Alaor de Araújo sobre a real necessidade de fazer uma reunião. Desse modo, analise a conjuntura atual e o desempenho de seu time e cogite mandar um email a fim de esclarecer dúvidas ou ceder feedbacks. 

Pontue os tópicos que serão abordados 

Outro ponto importante que Márcio Alaor de Araújo ressalta é a necessidade de pontuar de forma clara os tópicos que serão abordados. Sem assuntos repetitivos ou confusos, é preciso que a informação seja passada de forma clara e objetiva. Além disso, em relação às informações apresentadas e discutidas na reunião, delegue um responsável pela ata.

Crie um evento e informe a todos os participantes 

Por fim, o empresário Márcio Alaor de Araújo sugere utilizar as ferramentas organizacionais, como o Google Calendário, para criar reuniões e convidar participantes. Desse modo, o link será gerado e encaminhado de maneira assertiva a todos os convidados. É possível escrever uma mensagem, desse modo, informe o motivo e estipule um horário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui