Ariadna Arantes cobra desculpas de Iris Stefanelli e dá lição de moral sobre transfobia

Ariadna Arantes e Iris Stefanelli
Ariadna Arantes cobra desculpas de Iris Stefanelli e dá lição de moral sobre transfobia (Imagens: Divulgação – Globo / Montagem – RD1)

Iris Stefanelli voltou a repercutir seu discurso problemático sobre prostituição dos transexuais, em conversa com Ariadna Arantes em No Limite. A terceira eliminada do reality show da Globo comentou as novas declarações da loira, cobrando desculpas e sendo didática ao falar sobre transfobia.

Ariadna começou explicando que só voltou nesse assunto por causa das desculpas intermináveis da ex-participante do BBB 7: “Eu não queria mais falar desse assunto. Juro por Deus. Mas existem momentos que a gente precisa falar uma coisa, se posicionar”.

A ex-No Limite discordou parcialmente de Iris, que disse estar sendo atacada nas redes sociais: “Eu acredito que tenha sido mais cobrança do que ataque, mas ela que sofreu, que leu, então não estou aqui para dizer o que foi ou o que não foi”.

Relembrando o começo da polêmica, a carioca citou o primeiro pronunciamento da integrante da Tribo Carcará e criticou o fato dela não ter se desculpado pela fala que soou ofensiva:

Quando ela fez aquele vídeo no aeroporto, quando tentou sair dessa história dizendo que ‘não tinha nada a ver’. Ela me mandou uma mensagem, não entendi muita coisa. Falei: ‘Mulher, pede desculpas e essa história vai acabar’. Só que a Iris é leonina, uma pessoa muito orgulhosa (…) Talvez pedir desculpas seja um pouco pesado [para ela]”.

Ariadna Arantes deixou claro que apesar da fala tê-la afetado, se mostrou livre — através de mensagens privadas — para tirar qualquer dúvida da então concorrente:

Inclusive deixei a minha disponibilidade de ensinar a ela determinadas coisas, até porque ninguém nasce sabendo. Todos nós somos passíveis de erro. Estamos numa era de muita cobrança para pouca informação (…) Sei que é chato ficar falando toda hora, mas me disponibilizei”.

Ela explicou que muitas mulheres transexuais que passam por essa transição de gênero são expulsas de casa, sofrem com rejeição da família em relação à feminilidade e que não tem oportunidades de emprego, tendo a prostituição como única maneira de sobreviver inicialmente:

“Foi uma história muito dura, de cortar o coração. Não foi isso que você falou? Quando dividimos experiências de nossas vidas, as pessoas não tem que opinar ou julgar, dizer que são coisas de nossa cabeça. Você pode achar, mas fique pra você”.

Ariadna rebateu Iris Stefanelli por dizer que seu irmão teve uma recaída nas drogas por conta dessa história e pontuou que não tem culpa. A famosa também reprovou o fato da apresentadora comparar essa repercussão à Luísa Sonza, que foi acusada de ter culpa pela morte do filho de Whindersson:

Você deveria procurar abrir sua mente, se informar mais e não tentar se sair de todas as formas dessa situação, passando por cima de algo. Eu te convido a te pedir desculpas. A realidade de milhares de mulheres trans são ainda piores do que a nossa. Elas são assassinadas, não conseguem emprego e outras oportunidades”.

A também ex-BBB reconheceu que a “rival” também passou por problemas e dificuldades na vida: “Eu não duvido nada que você tenha passado problemas na sua vida, porque eu não participei da sua vida, para saber o que você sofreu”.

No entanto, Ariadna condenou as novas provocações com Angélica Ramos, fora do Brasil, e que como cristã, Iris não deveria levar as coisas para o coração e reforçou que um pedido de desculpas resolveria tudo. Por fim, a única trans do No Limite observou que ela por não ser cisgênero e ser negra, e a segunda eliminada por ter mesma cor, não tem o privilégio de não serem discriminadas por serem quem são.

Confira:

Matheus Henrique MenezesMatheus Henrique Menezes

Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.

O post Ariadna Arantes cobra desculpas de Iris Stefanelli e dá lição de moral sobre transfobia apareceu primeiro em RD1.