Bianca Joy Porte diz que foi assediada sexualmente quando era criança e choca seguidores

Bianca Joy Porte

Bianca Joy Porte

Bianca Joy Porte
Bianca Joy Porte diz que foi assediada sexualmente quando era criança e choca seguidores (Imagem: Divulgação)

A atriz Bianca Joy Porte, de 39 anos, chocou seus seguidores ao fazer revelações pessoais. Para viver uma mulher em busca de sua própria essência na estreia do solo A Vida Viva, que estreou na última segunda-feira (29) no YouTube da Quintal Produções, a atriz revisitou algumas feridas pessoais.

“Mulheres sofrem opressões terríveis todos os dias. Já vivi abusos, assédios, violências morais de todos os tipos por ser mulher. Minha história é longa, começou quando eu ainda era uma criança inocente, assediada sexualmente por homens adultos. Depois, na vida adulta, assédios e abusos no trabalho, nas relações afetivas e até nas amizades”, desabafou Bianca.

Ela disse ter passado boa parte de sua vida achando que o problema é com ela. “Não tinha entendimento que o meu corpo florescia numa sociedade em que a mulher é sobretudo um objeto a ser consumido, a serviço de homens. Demorei para ter contorno, impor os meus limites e afirmar que minha identidade não era construída a partir da ótica masculina. Isso é uma grande libertação”, celebrou.

Com o objetivo de combater o patriarcalismo ainda presente nos dias atuais, Bianca e o diretor Antonio Guedez construíram o que chamaram de “performance-transmídia”, ou seja, uma mistura de teatro e cinema. “Foi um processo complexo. Para mim, o projeto era sobre uma mulher tentando se libertar desse sistema de dominação, e eu, como mulher, precisava ter mais voz. Porém, na visão do Antonio, de diretor, a mulher era apenas uma questão simbólica para falar da questão humanidade x patriarcado, visceral, que eu vivi na minha pele”, relatou.

Bianca, que foi a vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio em 2014, contou que sua experiência no audiovisual já passou por maus bocados. “Teve um diretor que me pediu em cima da hora para ficar nua numa cena extremamente violenta. Na época, a primavera feminista ainda estava por vir. Me vi no meio de um monte de homem (porque ainda somos minoria nos sets) justificando a cena que não fazia sentido nenhum para mim. Sentia que havia algo de muito errado ali, e disseram que eu seria uma atriz de merda se não topasse. Fiz e acabei me violando. Isso gerou traumas, mas aprendi”, confidenciou.

Mesmo na pandemia, Bianca não nega que está vivendo uma época importante profissionalmente falando. Além do novo solo, ela esteve filmando no Uruguai a nova Lucicreide vai pra Marte, que estreou este mês.

“Agradeço muito a oportunidade de trabalhar em plena pandemia, poder pagar os boletos, visto as condições terríveis que estamos vivendo. Mas como celebrar, né? O Brasil vive danos irreparáveis, milhares de vidas perdidas, colegas, praticamente cada família brasileira hoje tem um história triste pra contar”, disse.

Ela ainda disse que teve coronavírus. “Foi muito violento, não fui internada, mas fiquei com sequelas por seis meses. Agradeço todos os dias por estar viva, com saúde e minha família também. Até agora, passamos todos bem”, contou.

“O estúdio parece um cenário de ficção científica, tudo muito rigoroso, não pode aproximar, tem que ensaiar de máscara, o que deixa a atuação mais técnica, mas é o que temos e assim precisamos nos adaptar“, afirmou.

AvatarDa Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

O post Bianca Joy Porte diz que foi assediada sexualmente quando era criança e choca seguidores apareceu primeiro em RD1.