Cláudio Petraglia, que ajudou na fundação da Band Rio e Cultura, morre de covid-19

Cláudio Petraglia
Cláudio Petraglia morreu nesta quarta-feira (31) vítima da covid (Imagem: Reprodução/ Cultura)

O músico Cláudio Petraglia, que ajudou a fundar a TV Cultura de São Paulo e a Band Rio, morreu aos 91 anos, nesta quarta-feira (31), em decorrência da Covid-19.

De acordo com informações do do G1, o músico estava internado havia pelo menos um mês no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além de ter participado da criação das emissoras, Petraglia era compositor, maestro, produtor, poeta, escritor, ator, roteirista e diretor.

Ele foi o responsável, por exemplo, pela adaptação de Vila Sésamo, junto com o então diretor da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ele também chegou a escrever a novela O Pintor e a Florista (1964) para a TV Excelsior e o Mestiço (1965) da TV Tupi.

O Grupo Band emitiu comunicado para falar sobre o seu ex-diretor. Cláudio Petraglia começou a sua carreira trabalhando na emissora como diretor artístico, em 1972. Na época, ele ajudou a fundar a Band do Rio de Janeiro, em 1977.

“Foi mentor de todos nós, amigo da empresa. Estava ainda fazendo produções com mais de 90 anos, aqui e com planos futuros”, disse Paulo Saad, vice-presidente de canais pagos do Grupo.

O músico ainda chegou a ser diretor artístico na TV Cultura e diretor-presidente do Pólo Cine e Vídeo de Comunicação.

A biografia dele também conta com sucessos musicais, teatrais e cinematográficos que fizeram história, entre eles, Hair, Tarzan, A Moreninha, Memórias de Um Sargento de Milícias, Vila Sésamo, Revista do Henfil e São Paulo Sociedade Anônima.

O seu último trabalho foi no Arte 1, onde recuperava arquivos do teatro Cacilda Becker para uma reedição que ainda iria ao ar no canal pago. Ele deixa um filho, Marcelo Petraglia, fruto de seu primeiro casamento.

AvatarDa Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

O post Cláudio Petraglia, que ajudou na fundação da Band Rio e Cultura, morre de covid-19 apareceu primeiro em RD1.