Nadja Pessoa espalha fake news sobre mortes por Covid-19

Nadja Pessoa

Nadja Pessoa

Nadja Pessoa
Nadja Pessoa espalha fake news sobre Covid-19; influencer acusa consórcio de imprensa sem provas (Imagem: Reprodução / Instagram)

Participante de realities como Power Couple Brasil e A Fazenda, da Record, Nadja Pessoa usou o Instagram para disseminar fake news sobre a pandemia de Covid-19. Através da ferramenta Stories, a famosa publicou vídeos questionando os números de mortos por coronavírus divulgados pelo consórcio de imprensa – que, entre outros veículos, conta com a Globo.

Deixa eu aqui compartilhar algo muito interessante com vocês. Em meio a esse caos de pandemia, eu fiquei sabendo ontem que esses números de pessoas que estão morrendo são irreais”, disparou ela, sem citar fontes confiáveis ou fornecer provas acerca da acusação.

Nadja replicou o discurso negacionista visto em áudios e correntes do WhatsApp. Falas do tipo garantem que vítimas de outros incidentes acabam sendo diagnosticadas com Covid-19. “Na verdade, a pessoa morreu de coração, teve um infarto, colocam que é Covid. Agora não tem como fazer isso para poder assustar a população”, afirmou sem pestanejar. Ela complementou em seguida:

Implantaram um sistema, que não vai ter mais como fazer isso. A pessoa tomou um tombo, foi atropelado e morreu, e aí eles colocavam como Covid, né? Aí ficava assustador os números (sic). Mas agora não vai mais ter como fazer isso”.

Não se sabe o que Nadja Pessoa quis “explicar” com a última acusação. A ex-mulher do cantor Vinícius D’Black pode, talvez, estar falando do cadastro de vítimas da pandemia. O novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quis alterar a divulgação de dados dos acometidos pelo coronavírus, fazendo o risco de contaminação parecer menor do que realmente é.

A medida visava minimizar o impacto da Covid-19 no governo Jair Bolsonaro. O Presidente levou mais de um ano para admitir a gravidade da pandemia, bem como a necessidade do uso de máscara e da vacina. Contudo, a decisão de fornecer mais dados ao sistema só faz atrapalhar o processamento, sendo abolida no mesmo dia.

Duh SeccoDuh Secco

Duh Secco é  “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

O post Nadja Pessoa espalha fake news sobre mortes por Covid-19 apareceu primeiro em RD1.