7 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o uniforme escolar

Usar uniforme escolar é praticamente uma tradição, não é mesmo? Ele faz parte da nossa vida por vários anos, mas existem algumas informações diferentes sobre ele que a gente não faz ideia. Você sabia, por exemplo, que essa roupa foi originada dos uniformes do exército? Desenvolvido para ajudar na organização e padronização, o uniforme, atualmente, serve até como referência na moda. Quer saber mais? Confira outras curiosidades!

A origem histórica

O uso dos uniformes nas escolas foi uma ideia que surgiu no exército, a primeira instituição a aderir ao visual padronizado.

Uniforme escolar brasileiro representado na novela MalhaçãoGlobo/Reprodução

Primeira escola

Em 1890, a primeira escola que aderiu ao uso dos uniformes foi a Escola Normal, que era um tipo de escola existente em vários países e responsável por formar professores. Os demais tipos de escola, essas que a gente está acostumado a frequentar, só começaram a adotar o uniforme lá pelas décadas 1920 e 1930.

Crianças cubanas com uniforme escolarIndependent Picture Service:Universal Images Group-1/Getty Images

Como surgiu?

Os uniformes foram criados como um método de simbolizar as cores, o nome, e até a tradição da escola, e também para ajudar os alunos a se socializarem melhor – sem ter aquela rivalidade sobre quem tem a melhor roupa, sabe? Os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e sempre zelar pela imagem da instituição que faziam parte, dentro ou fora delas. No início, usar uniforme era um símbolo de status, porém, hoje, já não é bem assim, né?

A evolução

A partir da década de 90, as escolas, principalmente as privadas, mudaram bastante os modelos do uniforme. Elas passaram a focar em mostrar o estilo da escola e deixar as roupas cada vez mais confortáveis e descoladas.

Continua após a publicidade

Crianças de uniforme na Austráliadavidf/Getty Images

Uniformes em outros países

Diferentes em cada país, afinal, eles são fielmente ligados à cultura de cada lugar, alguns dos uniformes mais ~diferentões~ podem ser encontrados na Cuba, onde as crianças usam um uniforme composto por uma camisa branca de botões, vestidos de cor escura e uma gravata parecida com um lenço. Já no Butão, os jovens usam roupas tradicionais do país para ir à escola, os trajes são chamados de “kira” e são semelhantes à uma bata xadrez.

Jovens com uniforme tradicional do ButãoPaula Bronstein/Getty Images

Na moda

Os uniformes da marinha inspiraram a tendência Navy, que começou lá atrás na década 1920 com a Chanel. Para aderir ao visual, basta apostar nas cores vermelho, azul-marinho, branco, preto e em peças com listras, âncoras, cordas e outros elementos que façam referência a barcos e ao mar.

Também inspirado em uniformes, temos o estilo preppy, que foi criado na década de 1970 e traduz o modo como os jovens que estudavam em escolas preparatórias, nos Estados Unidos esse tipo de escola é frequentado por adolescentes ricos, se vestiam. É marcado pelo uso de peças com cortes mais clássicos, cores neutras, camisas polo lisas ou listradas, estampas de losango, aplicações, suéteres xadrez, cardigans, jeans escuro, calças e vestidos de alfaiataria. Para entender ainda melhor esse estilo, lembre-se dos looks Serena, Blair e Chuck em Gossip Girl, por exemplo.

Referências Preppy em Gossip GirlCW/Reprodução

Podemos até dizer que o estilo ganhou uma versão atualizada em 2021, com a chegada da estética Dark Academy, que é fortemente influenciada pelas roupas de colégios internos, com as saias xadrez, blazer e a paleta de cores mais sóbria e fechada.

A aesthetic Dark Academy se inspira em uniformesInstagram/Reprodução

Na música

Algumas bandas de rock se inspiram em uniformes, sejam os escolares ou no estilo de roupa mais padronizado, como era o caso dos Beatles, que costumavam até usar o corte de cabelo igual, lembra? Grupos de K-pop, como BLACKPINK, TWICE e os mais antigos criados em meados de 2010, que, normalmente, se inspiram no estilo colegial em seus clipes ou nas roupas utilizadas em apresentações. Existe até um reality show chamado Produce 101, nos quais os grupos de K-pop investem bastante nas produções inspiradas em uniformes colegiais.

Reality Produce 101, Beatles e BLACKPINK são referência no uso de uniformes no mundo da músicaYoutube/Matt Monro/Reprodução/Divulgação

Qual curiosidade mais chamou sua atenção?

Continua após a publicidade