Desde o anúncio dos shows de Taylor Swift no Brasil, fãs se mobilizam para o troca-troca de pulseiras da amizade, item nostálgico dos anos 2000
Essa é para os swifties de plantão! Desde a última sexta-feira (2), quando Taylor Swift finalmente anunciou sua passagem pelo Brasil em novembro deste ano, o fandom brasileiro tem alguns objetivos pela frente.
Muito além de conseguir o disputado ingresso, enfrentar filas quilométricas ou aproveitar o show da “The Eras Tour”, uma das metas é fazer a sua pulseira da amizade e trocar com outros fãs.
Bem coloridas, cheias de miçangas com iniciais palavras, estrelas e corações fofos, as famosas pulseiras da amizade são marca registrada entre os fãs da cantora. Além de celebrar o momento, a ideia é guardar uma recordação bonita de um momento que, para eles, é muito especial.
“Consiste em confeccionar pulseiras temáticas da Taylor, levá-las ao show e trocá-las com outras pessoas que também fizeram pulseiras”, diz uma internauta no Twitter, explicando o conceito em um post que atingiu mais de 1,5 milhões de visualizações.
De onde surgiu a ideia de trocar pulseiras?
O pontapé inicial se deu ainda em 2019, com o lançamento da canção “You need to calm down”. No single, Taylor traz uma letra divertida, com referências às mensagens machistas e homofóbicas que costuma ler nas redes sociais.
A música, que faz parte do álbum “Lover”, é quase como uma resposta aos haters. “Se estressar e ficar obcecado por outra pessoa não é divertido”, diz ela em um dos trechos da canção.
Aproveitando dos visuais com a estética colorida, Taylor também fez pontuações políticas.
“Você é alguém que não conhecemos, mas está perseguindo meus amigos com um míssil. Por que você está bravo quando poderia estar feliz?”, canta ela usando a sigla GLAAD em homenagem a uma organização norte-americana que luta em prol da comunidade LGBTQIA+.
“Foi basicamente a partir disso que os fãs tiveram a ideia de confeccionar, por conta própria, as pulseiras da amizade para trocar com outros fãs, especialmente em shows. Todo mundo pode usar a criatividade e colocar os nomes das músicas, álbuns e outras referências que nos lembrem dela e suas mensagens”, explica à CNN a estudante Raylene Elane, de 19 anos.
Já em outubro de 2022, com o lançamento da música “You’re your own kid”, quando a artista usou a canção para falar sobre os mais diversos sentimentos, incluindo a ideia de que você pode ser a sua melhor companhia, a confecção das pulseiras foi reforçada.
“Essa marca ficou ainda mais forte no ano passado. Nessa letra em específico, ela nos incentiva a compartilhar os bons momentos e guardar as memórias felizes. É isso que a Taylor fala, momentos ruins passam, mas as memórias felizes ficam por toda a vida e, com essas pulseirinhas, isso ficará eternizado”, acrescenta a estudante Vitória Bocchini, de 18 anos.
No Twitter e no TikTok, fãs brasileiros já estão em campanha para que o troca-troca de pulseiras seja um grande ato por aqui.