Glamour em foco Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Cultura
  • Famosos
  • Tv
  • Sobre Nós
Reading: Governo avalia que venda de Avibras para chineses pode causar estresse diplomático
Share
Glamour em foco NotíciasGlamour em foco Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Cultura
  • Famosos
  • Tv
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Cultura
  • Famosos
  • Tv
  • Sobre Nós
Glamour em foco Notícias > Blog > Notícias > Governo avalia que venda de Avibras para chineses pode causar estresse diplomático
Notícias

Governo avalia que venda de Avibras para chineses pode causar estresse diplomático

Romanov Brown
Romanov Brown 1 de julho de 2024 4 Min Read
Share
SHARE

Empresa fundada em 1961, símbolo da indústria de defesa no Brasil, está endividada; negociações com grupo australiano continuam

O governo avalia que uma possível compra da fabricante de equipamentos bélicos Avibras pelo grupo Norinco, da China, poderia ser interpretada como uma interferência do país asiático na fabricação de produtos de guerra — o que pode causar um estresse diplomático do Brasil com outros países, principalmente com os Estados Unidos.

Apesar da sensibilidade do tema, os integrantes do governo afirmam que a opção de venda à chinesa Norinco não está descartada.

A empresa asiática manifestou interesse pelo negócio, em um momento de crescentes tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos.

Na última sexta-feira (28), a Avibras divulgou uma nota em afirmou que a companhia australiana DefendTex também continua em tratativas para a aquisição da empresa brasileira (veja nota completa abaixo).

No governo, reuniões devem ser feitas nos próximos dias para “exaurir” as opções apresentadas.

A empresa tem 100% de capital privado, portanto não há poder de decisão do governo no caso. Mas a União acompanha de perto as negociações devido à sensibilidade do setor, já que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é credor de dívidas da fábrica.

Para conhecer as tratativas da empresa, o governo — via BNDES — acionou a Justiça para saber os detalhes das negociações da empresa. Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que a Avibras apresentasse esclarecimentos em “caráter de urgência” ao banco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também chegou a convocar uma reunião sobre a empresa. Ele quis ouvir de auxiliares o que enxergavam como caminho para a Avibras.

Assessores presidenciais relataram à CNN que o petista tem preferência por manter o controle com brasileiros e tem preocupações com os postos de trabalho gerados pela indústria, além da preservação da capacidade de inovação tecnológica da empresa em uma indústria considerada estratégica.

A empresa, considerada símbolo da indústria da defesa, está em recuperação judicial e tem dívidas superiores a R$ 600 milhões.

Fundada em 1961 por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Avibras foi uma das pioneiras no país na produção de equipamentos bélicos de ponta, como mísseis e lançadores de foguetes. A sede está em Jacareí (SP).A empresa é controlada e presidida por João Brasil Carvalho Leite, filho de um dos fundadores. O atual controlador detém 98% do capital.

Nota da Avibras
“A Avibras Indústria Aeroespacial e a DefendTex informam que o contrato de investimento assinado entre as partes permanece em vigor. Ambas as empresas estão empenhadas em concluir o processo de aquisição (“closing” do contrato) e realizar o aporte de capital a partir do dia 30 de julho, visando a retomada das operações. Novas informações serão divulgadas em momento oportuno”.

Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Virginia comemora estreia de seu programa na TV: “Foi tudo perfeito”
Next Article Eliana e Patrícia brigaram?
O uso inteligente de munck promete reduzir custos logísticos e acelerar cronogramas na construção civil em 2026, destaca Altevir Seidel.
Munck na construção civil: Como reduzir custos em 2026?
Notícias
Andre de Barros Faria destaca como a gestão de riscos climáticos nas empresas será decisiva para garantir resiliência e competitividade até 2040.
Gestão de riscos climáticos nas empresas: Preparação para 2040
Notícias
Quando a Fofura Vai Além: o Fenômeno dos Fã-Clubes de Bebês Famosos nas Redes Sociais
Famosos
A força transformadora da moda plus size nos holofotes do estrelato
Famosos

You Might Also Like

Notícias

A Luta do Brasil por Justiça Após Décadas de Golpes e Impunidade

A busca por justiça no Brasil ganha força em 2025 com a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal de tornar…

7 Min Read
Kelsem Ricardo Rios Lima explica que registrar o contrato de locação no cartório garante segurança jurídica e proteção contra terceiros.
Notícias

O que é registro de contrato de locação no cartório

Saiba quando registrar, como funciona o procedimento e quais são os benefícios legais O registro de contrato de locação no…

6 Min Read
Chaaya Moghrabi
Notícias

Piquenique vegano, com Chaaya Moghrabi: opções deliciosas para uma refeição ao ar livre

Ah, os piqueniques! Segundo o entendedor do assunto, Chaaya Moghrabi, essa é uma oportunidade maravilhosa para desfrutar da natureza, relaxar…

5 Min Read
Daniel Brito Loyola
Notícias

Tipos de FIDC e tudo o que você precisa saber com Daniel Brito Loyola

Se você está interessado sobre os tipos de FIDC (Fundos de Investimentos com Direitos Creditórios), com certeza vai gostar deste…

4 Min Read
Glamour em foco Notícias

Glamour em Foco é o seu destino definitivo para o melhor do universo da moda, beleza e estilo de vida. Dedicado a trazer as últimas tendências, dicas exclusivas e notícias fresquinhas diretamente do coração do glamour. Com uma equipe apaixonada e antenada, oferecemos uma visão privilegiada do que há de mais elegante e inovador, transformando cada leitura em uma experiência fascinante. Junte-se a nós e mantenha-se à frente, onde o brilho e o estilo estão sempre em foco!

© 2024 Glamour em Foco – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?