Harmonização de vinho com fondue

Com a chegada do inverno, o equipamento de fondue é retirado do armário e levado de volta à mesa de muitas famílias junto com o bom vinho. Segundo Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, a combinação sedutora torna esta dupla clássica de inverno uma harmonização perfeita.

Para o ajudar a escolher o vinho que poderá degustar em casa ou nos restaurantes no próximo encontro, separamos alguns rótulos de exemplo, muito condizentes com este tipo de cozinha. Confira a seguir.

  • Fondue de queijo: Ao contrário do que muitos pensam, o fondue de queijo – a receita mais clássica deste prato – é muito harmonioso com dois vinhos (tinto ou branco). De um modo geral, Marco Antonio Carbonari diz que o vinho branco pode ser bem combinado com receitas de queijo, mas recomendamos que você combine sua fondue de queijo com uma versão mais seca, feita de Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Para quem gosta de combinar fondue com vinho tinto, opte por um mais leve, como o Pinot Noir.
  • Fondue de carne: Receitas preparadas com carne sempre vão bem com vinho tinto. Para o fondue que pode ser preparado no prato ou no óleo, recomenda-se a utilização de vinhos tintos mais jovens, principalmente os vinhos italianos elaborados com uvas Merlot ou Primitivo. Estes vinhos irão harmonizar-se bem com as carnes vermelhas, de frango ou de porco que podem ser consumidas neste fondue.
  • Fondue de chocolate: Ao reunir amigos ou família no tempo frio, o fondue de chocolate é definitivamente imperdível. Para quem quer fazer a coisa certa na hora de harmonizar o fondue de chocolate, vale a pena considerar vinhos mais doces, que podem complementar o papel de sobremesa neste prato. Marco Antonio Carbonari diz que a escolha mais clássica é o Vinho do Porto, que sempre combina muito bem com o sabor do chocolate. Mas para quem quer se livrar do óbvio, combinar com late harvest junto com o chocolate e a fruta que será mergulhada na panela quente é uma boa opção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui