Enquanto se tornava uma das bandas de Rock de maior prestígio dos Anos 80, o Journey apresentou aos fãs o single “Don’t Stop Believin’”, que desde 1981 tem feito o grupo conquistar grandes marcos na história da música.
A vitória mais recente foi anunciada pela Forbes, que elegeu o hit atemporal da lendária banda norte-americana como a “Maior Música de Todos os Tempos” (via Blabbermouth).
Segundo a RIAA (Recording Industry Association of America), a canção, que foi ao longo dos anos reforçando sua popularidade por conta de regravações e por integrar trilhas sonoras de filmes e cerimônias, se tornou um single com 18 certificados de platina.
A canção que foi lançada originalmente em Outubro de 1981 pelo Journey em seu sétimo disco de estúdio, Escape, se tornou o maior sucesso da banda em pouco tempo e a acompanha até hoje.
Journey e o clássico “Don’t Stop Believin’”
Após o seu lançamento oficial, “Don’t Stop Believin’” foi instantaneamente aclamada pela crítica. Enquanto a Billboard enalteceu a “guitarra e vocal fluidos”, o AllMusic destacou que a música tinha “um dos melhores riffs de teclado de abertura do rock”.
Chamado por muitos de “década de ouro”, os Anos 80 foram marcados pela popularização do Rock e o Journey teve um importante papel nisso, principalmente por provar que o gênero também podia ser experimentado com elementos do Pop.
Em 2009, o ex-vocalista da banda, Steve Perry, apontou que sempre enxergou potencial na música como single:
Quando estávamos fazendo a música em 1981, eu sabia que algo estava acontecendo, mas honestamente, quando a vi no filme ‘Monster’ com Patty Jenkins, comecei a pensar: ‘Oh meu Deus, há realmente algo aqui’.
A letra é uma letra forte sobre não desistir, mas também é sobre ser jovem, é também sobre sair, não desistir e procurar aquela emoção escondida em algum lugar no escuro que todos nós procuramos. É sobre ter esperança e não desistir quando as coisas ficam difíceis, porque estou lhe dizendo que as coisas ficam difíceis para todos.
As várias versões de “Don’t Stop Believin’”
Como falamos acima, “Don’t Stop Believin’” ganhou várias renovações de popularidade ao longo dos anos através de seu uso na cultura popular.
O hit de 1981 esteve na famosa cena final da série The Sopranos, da HBO, em 2007, e também ganhou impulso ao ser usada como número de encerramento do Rock of Ages, um musical com sucessos dos Anos 80 que foi exibido na Broadway de 2009 a 2015 (e transformado em filme estrelado por Tom Cruise em 2012).
Outro momento de muito destaque para o clássico do Journey foi a versão que a música ganhou na série Glee, em 2009. Depois de ser apresentada em um episódio piloto, a faixa foi utilizada cerca de sete vezes na produção, além de ser interpretada ao vivo em turnê do elenco da série entre 2010 e 2011.