Os impostos são a principal fonte financeira para o governo atender as necessidades da população. Diante disso, os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini comentam que é interessante a população conhecer o imposto mais importante do Brasil. Você sabe qual é o imposto mais importante do Brasil? Acompanhe o artigo e confira!
Imposto de Renda Pessoa Física
Conforme explicam os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, o imposto considerado mais importante para a economia brasileira é o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Isso porque, o mesmo contribui para a análise da evolução do patrimônio da nação, facilitando na administração econômica do país.
Assim, esse imposto compreende a cobrança anual para todas as pessoas físicas, no qual o valor do tributo é cobrado de acordo com um determinado ganho financeiro durante os meses que contemplam o período anual. Os valores arrecadados pelo mesmo são destinados às instituições públicas para a manutenção da saúde, educação e outros serviços do setor público.
Pessoas que devem pagar o IRPF
Ainda, como comentam os fundadores do Instituto Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, levando em consideração que algumas pessoas ganham um salário mínimo, fazendo com que a renda per-capita da família fique abaixo de um salário mínimo e meio, colocando os membros desse lar em situação de vulnerabilidade financeira, o IRPF não é cobrado para todos os cidadãos.
Logo, esse tributo deve ser declarado e pago pelos indivíduos que tiveram rendimentos de um valor igual ou superior ao salário estabelecido pelo governo, que permita a tranquila manutenção familiar. A cada ano esse valor sofre alterações, desse modo, em 2023 foi estabelecido que esse imposto deve ser pago pelos cidadãos que receberam mais de R$28.559,70 no ano.
Importância do IRPF para o Brasil
Por fim, como indicam os proprietários do Grupo Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, visto que o IRPF desempenha um papel essencial para a economia brasileira, contribuindo para a análise dos rendimentos recebidos (tributáveis ou não) pelo governo, e o gerenciamento da administração pública, é fundamental que todos os cidadãos declarem esse imposto, mesmo não paguem nada.
Também, esse tipo de imposto proporciona inúmeras vantagens para toda a sociedade brasileira, como:
- Permite a arrecadação de recursos financeiros para a manutenção dos serviços públicos;
- Contribui no combate à corrupção, evitando o desvio financeiro;
- Auxilia na construção de uma sociedade mais justa;
- Contribui para o aumento do PIB brasileiro;
- Auxilia na evolução econômica do Brasil.
E você? Já declarou seu Imposto de Renda Pessoa Física?