A área do Direito Tributário é uma das mais importantes para o segmento da economia em qualquer país. Para Joel Marcelino Ortiz Oliveira, esse ramo possui algumas especificidades que poucas pessoas conhecem, e por se tratar da fiscalização das taxas de todos os tipos de pessoas, é importante um conhecimento prévio sobre o assunto. Sendo assim, continue lendo para saber um pouco mais sobre essa área e as suas particularidades.
O que é Direito Tributário
Primeiramente, o Direito Tributário (ou Direito Fiscal) é a área do Direito responsável por controlar e deixar em ordem qualquer valor ou taxa que alguém deve ao governo, ou a alguém, bem como a organização para que um valor seja justo o suficiente para o pagamento, sem abusos nas questões financeiras, independente de ser uma pessoa física ou jurídica.
Qual a sua relevância
Essa área é uma das mais importantes, porque se tratando do dinheiro público ou particular, todos nós estamos sujeitos a pagar alguma taxa. A parte que estuda sobre a legalidade das funções é, sem dúvidas, importante para que a ação seja de forma justa, sem atrasos ou excessos. Conforme comenta Joel Marcelino Ortiz Oliveira, lidar com as questões financeiras nem sempre é tão fácil, mas importante para a gestão financeira do país.
Curiosidades sobre o Direito Tributário
Agora que você já sabe o que é, e qual a sua relevância, vale a pena ressaltar algumas curiosidades sobre o Direito Tributário que poucas pessoas conhecem. Para começar, a cada dia da semana, são criadas 45 novas regras para o Direito Tributário, ou seja, um especialista nessa área deve se manter atualizado constantemente, colocando os seus conhecimentos adquiridos diariamente nesse ramo empregatício.
Além disso, metade da carga tributária no país se dá pela quantidade de contas de consumo de luz e água. Conforme explica Joel Marcelino Ortiz Oliveira, empresário do mundo jurídico, as pessoas que recebem menos, acabam pagando mais tributos do que os que ganham um salário superior, e isso porque as pessoas físicas não tributam lucros e dividendos aqui no país, por isso que essa diferenciação acaba ocorrendo.
Sendo assim, agora que sabemos algumas curiosidades sobre o Direito Tributário, conseguimos reconhecer que a gestão dos tributos de cada um, quando realizadas de forma correta e profissional por aqueles que estão em constante estudo e aprendizagem nessa área cotidianamente atualizada, implica em diversos setores da economia de um país, por isso a sua relevância e importância.