Segundo o amante da natureza Julio Cesar Hintemann Filho, o dia mundial do meio ambiente tem como finalidade mobilizar a sensibilidade do público a valorizar a natureza. No ano atual, o dia comemorativo teve como tema a frase “Uma só Terra”. À vista disso, o empresário comenta acerca do dia mundial do meio ambiente 2022.
Dia mundial do meio ambiente
Primeiramente, como aponta o renomado Julio Cesar Hintemann Filho, é essencial que se saiba o que é essa data comemorativa. De acordo com o defensor da natureza, o dia mundial do meio ambiente é uma data internacional para o meio ambiente, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento é celebrado anualmente pelos países participantes do mesmo.
O dia mundial do meio ambiente 2022 sucedeu-se numa plataforma global — na qual os anteriores também ocorreram — que visa inspirar transformações positivas. Esse evento engloba 150 países, em que participam pessoas, corporações, celebridades, escolas e comunidades, com o objetivo de abrandar e comemorar a ação ambiental.
Como indica o célebre Julio Cesar Hintemann Filho, esse evento é iminente para incentivar práticas de conservação ambiental nos indivíduos e empresas, e exclusivamente o dia mundial do meio ambiente 2022 teve importância para a relação da humanidade com a natureza e sua partilha. Afinal, no cenário atual as pessoas e empresas estão se tornando muito individuais, muitas vezes se esquecendo do próximo no momento de utilizar os recursos naturais.
Brasil e o dia mundial do meio ambiente 2022
No atual ano de 2022, como ressalta Julio Cesar Hintemann Filho, o Brasil está enfrentando uma das maiores crises ambientais, causadas por empreendedores nacionais e estrangeiros. Esses empreendedores são responsáveis pela devastação da natureza, explorando seus recursos de maneira não sustentável.
Por consequência desse fato, no evento do dia mundial do meio ambiente 2022, o Brasil foi considerado um grande responsável pelo desmatamento do meio ambiente, atuando como verdadeiro protagonista em práticas não sustentáveis, pelos outros países. Essa perspectiva do restante do mundo em relação à nação brasileira, tirou do Brasil a qualidade que lhe era atribuída de defensor da natureza.
Diante disso, como frisa Julio Cesar Hintemann Filho, se faz essencial a adoção de práticas de conservação ambientais por parte das empresas e dos indivíduos, a fim de preservar a natureza e restaurar o posicionamento do país em relação ao meio ambiente, porque é demasiado entristecedor que uma nação rica em biodiversidade seja reconhecida como a maior aniquiladora da natureza.