Todo bom brasileiro já pensou em métodos de guardar dinheiro no fim do mês, seja usando um porquinho, ou colocando moedas no colchão. Para Amauri Jacintho Baragatti, contudo, o momento atual é o mais válido para realizar esse tipo de ação, tendo em vista que a crise econômica está perseguindo até os mais cautelosos, não é verdade? Mas o que pode ser feito para conseguir economizar e cuidar das finanças?
Neste artigo, apresentaremos algumas dicas que valem muito a pena serem colocadas em prática, de modo que sobre sempre uma pequena quantidade de dinheiro na sua conta no fim do mês. Portanto, se esse assunto é do seu interesse e você quer estar por dentro de estratégias de finanças para um melhor progresso financeiro em sua vida, que tal ler o texto completo que escrevemos especialmente para você?
Acerca da crise econômica no Brasil
Conforme explica o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, a crise econômica no Brasil, que sofreu uma intensificação desde o início da pandemia, está tomando maiores proporções. Recentemente, alguns pesquisadores indicaram que mais de 70% dos brasileiros estão com o nome sujo e não conseguem pagar as dívidas ao final do mês. Por esse motivo, decidimos oferecer 3 pequenas sugestões para que você evite esse tipo de situação e consiga poupar um pouco de dinheiro. Abaixo você encontrará cada uma delas com os seus níveis de dificuldade.
Método simples: evite gastar com aquilo que você não utiliza
O primeiro método para controlar a sua situação financeira é evitar gastar com itens e serviços que você não utiliza. Para isso, você precisa observar todos os valores que são colocados no seu cartão ao final do mês, e pensar se vale mesmo a pena continuar bancando cada um deles, como por exemplo serviços de streaming ou compras de comidas prontas todos os finais de semana.
Método mediano: procure dividir o seu salário em 3 partes
Partindo para uma tarefa mais difícil, a dica consiste em dividir todo o seu salário em três partes: conforme pontua Amauri Jacintho Baragatti, a primeira parte pode ser direcionada para os gastos mais essenciais, como contas de luz, energia e compra de alimentos, o segundo sendo parte para compras pessoais e lazer, e o terceiro para possíveis investimentos.
Método difícil: faça com que o seu dinheiro renda
Por fim, o terceiro método — e também considerado um dos mais difíceis de serem seguidos, se relaciona com a segunda dica de investimento. Para isso, você precisa guardar um pouco do seu salário, abrir uma conta virtual ou física, e depositar parte do valor para que ele renda de modo constante. Dessa forma, a médio ou longo prazo, você terá muito mais do que quando começou.
E após seguir cada uma dessas dicas, tenha apenas uma certeza: você não será atingido de modo direto com a crise econômica, pois conforme comenta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, aqueles que conseguem lidar com o valor dos preços, sabem economizar e fazem bom uso do dinheiro, dificilmente estarão desamparados, você não acha?