Inseticidas naturais: entenda os benefícios dessa prática para o meio ambiente

Nature BioTek
Nature BioTek

Você sabia que existem diferentes formas de controlar pragas e proteger as plantas? Isso mesmo, Leonardo Walter, empresário e fundador da Nature BioTek, acredita que, muito mais do que os métodos tradicionais, as práticas sustentáveis, como o uso de inseticidas naturais, são muito mais eficientes para o cultivo das plantas, além de mais alinhados com o meio ambiente e com a saúde humana.

 

Entendendo os inseticidas naturais

 

Diferentemente do que muitos imaginam, as práticas agrícolas com uso de agrotóxicos nem sempre fizeram parte das produções humanas. Técnicas milenares e alinhadas com o meio ambiente eram muito utilizadas até o período das duas Guerras Mundiais. Após esse período que desencadeou a chamada Revolução Verde, novos estudos, pesquisas e desenvolvimento de técnicas para produção acelerada foram criados, reformulando as práticas, até então, usuais da agricultura.

 

No parecer do empresário Leonardo Walter, as novas práticas agrícolas supriram a carencia do período de fome da Europa pós-guerra, porém, também foram responsáveis pela criação de um círculo vicioso nos cultivos agrícolas, com uso cada vez maior de técnicas agressivas ao meio ambiente e a saúde humana, fazendo com que as produções se tornassem exponenciais inimigas da natureza.

 

Em paralelo a essa realidade, técnicas sustentáveis, como as desenvolvidas pela agricultura orgânica, buscam resgatar práticas mais alinhadas com a natureza, com cultivos eficientes e não agressivos na região em que estão localizados. Dentre essas práticas, estão os inseticidas naturais, isto é, produtos atóxicos, biodegradáveis e de origem vegetal que realizam a mesma função dos agrotóxicos.

 

Os benefícios dos inseticidas naturais para o meio ambiente

 

Desenvolvidos pela Nature BioTek, empresa com sede em Florianópolis, os inseticidas trabalhados por Leonardo Walter são excelentes alternativas para os cultivos agrícolas tradicionais que desejam proteger as plantações e manter a eficiência nas produções. De acordo com o CEO da empresa, tratam-se de produtos biodegradáveis que estão alinhados com o respeito à natureza, mas que também trazem uma série de benefícios para os produtores.

 

A princípio, deve-se entender os benefícios para o meio ambiente que estão por trás dos inseticidas naturais. O primeiro fato é que eles são biodegradáveis e, portanto, não poluem o meio ambiente durante a decomposição. Outro fator é que eles não são tóxicos para os animais e plantas, como também não poluem solos e rios. Além do mais, por serem compostos por vegetais, a grande maioria desses inseticidas são nutritivos para as plantas e fortalecem seu sistema imunológico.

 

Não obstante, os inseticidas naturais são soluções que, devido ao princípio ativo e pouca resistência, são menos propensos a promover tolerância nas pragas, tal como os defensivos agrícolas sintéticos e tradicionais. Portanto, tratam-se de produtos muito benéficos para as produções, tanto no âmbito da natureza, quanto na questão da saúde e segurança alimentar.

 

Por isso, o empresário Leonardo Walter fundou a Nature BioTek, unindo seu conhecimento e experiência na industria de cosmeticos com o desenvolvimento de produtos orgânicos e sustentáveis para trazer soluções no segmento da agropecuária, visando práticas alternativas e eficientes para esse mercado, tal como os inseticidas naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui