Independente do objetivo do empreendedor, para abrir a primeira farmácia ou ampliar a rede é necessário escolher o ponto comercial ideal. Manoel Conde Neto, empresário e proprietário da Farma Conde, considera o sucesso dos negócios na região escolhida como reflexo direto de sua decisão anterior e, por isso, selecionar um ponto comercial deve ser uma tomada planejada e avaliada.
Vários fatores permeiam a escolha de um ponto comercial: topografia e densidade demográfica da região, hábitos de deslocamento do público do local, qualidade de acesso e existência ou não de eventuais barreiras que atrapalhem a visibilidade da loja. Entretanto, esses aspectos devem também coincidir com o conjunto de características que compõem o seu modelo de negócios.
Além do mais, o proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, considera essencial que o empreendedor farmacêutico avalie o ponto comercial de acordo com questionamentos como: onde está o público-alvo, qual o perfil dos clientes que irá atender, quais são as demandas locais que irá atuar, quais características o varejo precisa ter para atrair os clientes e qual o volume de movimentação das pessoas.
Assim, além de encontrar respostas para as questões anteriores, é preciso realizar uma análise que permeia dados concretos. Do ponto de vista de Manoel Conde Neto, mais do que gostar ou ter o feeling de que aquele é o ponto comercial ideal para a sua farmácia, é preciso se atentar aos aspectos técnicos e dados de mercado. Esses fatores devem ser a base para a escolha.
Dessa maneira, Manoel Conde Neto acredita que estudar as tendências de mercado, conhecer os aspectos técnicos do ponto, entender a dinâmica de mudanças que acontece na região, analisar as estratégias do local e, por fim, ter o feeling empresarial de que aquele é o ponto ideal para o seu negócio são as aspectos que não podem ser avaliados de maneira individual, todos devem ter peso considerável no momento de decisão.
De nada adianta ter um atendimento de qualidade, um mix de produtos, estratégias de marketing e boa gestão se o ponto comercial não for favorável aos negócios. O empresário Manoel Conde Neto compreende, portanto, que a escolha de um ponto comercial deve elencar o maior número possível de informações para assegurar os sucessos do empreendimento farmacêutico.